Oportunidades

Vários professores do Departamento de Engenharia Química e dos outros departamentos da UFC oferecem aos alunos algumas vagas para Iniciação Científica.

A Iniciação Científica é um programa onde o aluno desenvolve uma pesquisa (ou auxilia um aluno de mestrado ou doutorado), entrando em contato com o mundo científico e o processo de desenvolvimento de uma pesquisa científica.

A Iniciação Científica pode ser voluntária (sem bolsa) e com bolsa. O programa PIBIC fornece bolsas de Iniciação Científica com duração de um ano, iniciando em Agosto e terminando em Julho do ano seguinte. Quem pede a bolsa é o professor responsável e se este receber a bolsa indica um estudante a seu critério. A ANP também fornece bolsas de IC para o professor que por sua vez indica um estudante para receber a bolsa. Neste caso a bolsa também tem duração de um ano e o período da bolsa é de Março a Fevereiro do ano seguinte. Alguns professores tem bolsa de projeto (bolsas ITI).

Em geral, o aluno começa em um laboratório como voluntário e depois passa para a condição de bolsista, conforme bolsas são obtidas.

 

Vários professores do Departamento de Engenharia Química e dos outros departamentos da UFC oferecem aos alunos algumas vagas para Monitoria.

A Monitoria é um programa onde o aluno auxilia o professor na resolução de exercícios, tirar dúvidas de outros alunos, ou auxiliar em aulas práticas. A monitoria é sempre associada a uma disciplina da graduação e para fazer a monitoria, o aluno já deve ter cursado a disciplina associada a monitoria.

A Monitoria pode ser voluntária (sem bolsa) e com bolsa. O programa de monitoria da Pro-Reitoria de Graduação fornece bolsas para a monitoria. Geralmente o edital para monitoria é lançado em Março, havendo geralmente, prova e entrevista com os candidatos.

 

O PET é um programa onde o aluno desenvolve uma série de atividades relacionadas ao ambiente acadêmico.

As atividades envolvem ensino (aulas de reforço para os alunos do primeiro ano, aulas voluntárias no cursinho pré-vestibular da UFC), pesquisa (em laboratórios da Engenharia Química) e extensão (trabalhos voluntários, organização de eventos na UFC, etc.).

A seleção para o PET é realizado geralmente no segundo semestre.

Indústrias de Fortaleza e região oferecem estágios para os alunos do curso de Engenharia Química.

O estágio obrigatório (supervisionado) deve ser feito no 5º Ano do curso, porém que deve conseguir o estágio é o aluno. A coordenação geralmente recebe várias oportunidades de estágio e os afixa na secretaria da graduação.
Um convênio é celebrado entre a empresa e a universidade, devendo este ser assinado pela coordenação da EQ e pela indústria.

Algumas indústria oferecem estágio (não-curricular) para alunos da EQ que não estão no último ano do curso. É importante salientar que fazer estágio antes da hora (5º Ano) pode atrasar sua formatura. Para estágio não-curricular, a assinatura do estágio é entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e a Empresa. A coordenação do curso não assina este convênio.

Agência de Estágios da UFC: http://www.facebook.com/estagiosufc

A Empresa Júnior, POLITEQ, atua como uma consultoria para empresas da região, resolvendo problemas nas mais diversas áreas correlacionadas à Engenharia Química.